Curiosidades da Moda: Nara Leão, a grande musa da bossa nova


Entre os nomes que marcaram a bossa nova está o de Nara Leão. A moça tímida, de opiniões firmes e contestadoras, se tornou a cantora mais importante desse movimento. Seu jeito simples de se vestir influenciou muitas jovens da sua época. Os joelhos à mostra foram uma característica forte em seu visual, que, no início dos anos 1960, era repleto de minissaias e vestidos em linha A. Paula Abud, figurinista que mergulhou no universo de Nara quando assinou o especial Por Toda Minha Vida, da TV Globo, sobre a trajetória da cantora, revela detalhes sobre o seu guarda-roupa.

Estilo

Nara era ousada sem saber. "O seu jeito de ser e o de se vestir declaravam sua personalidade discreta, porém feminina, com um charme intelectual que cativava os olhares e corações dos rapazes que no futuro virariam ícones da bossa nova", lembra Paula.

Modelagens

Destacam-se as golas altas e a gola Mao, vestidos de estilo uniforme e em linha A, peças geométricas e saias evasês. "Ela era fã de roupas confortáveis. Calças sociais com cintura alta, chemisier de estampa xadrez e camisa branca lisa com alguns babados também apareciam em suas produções", diz Paula.

Cores

A cartela de Nara era uma mistura de tons neutros (preto e branco, beges e cinzas) com nuances de cores mais vivas, como amarelo, verde-bandeira, vermelho cereja e azul-turquesa.

Estampas

Listras, xadrezes, poás e desenhos geométricos de poucas cores eram as mais usadas pela cantora.

Acessórios

Para ir à praia, além do biquíni de bolinhas, ela usava chapéus lisos. "Nos pés, Nara gostava de sapatilhas estilo bailarina de cor preta ou sapatos baixos brancos, que são chamados de Ked's", afirma Paula. As faixas no cabelo também eram acessórios usados por ela.

As listras eram estampas fortes no guarda-roupa de Nara
Foto J. Tavares Medeiros
Babadinhos, bolinhas e outros detalhes românticos apareciam nos biquínis
Foto Arquivo pessoal
Em um show, usando gola alta
Foto Paulo Salomão 
Nara ao lado de Carlos Lyra com seus joelhos de fora
Foto Rolando Carneiro
Fonte: manequim.abril.com.br
Josi Lima

 

0 comentários:

Postar um comentário