Cuidados com a pele e os erros de beleza

O cuidado com a pele é uma das coisas essenciais quando se trata de beleza. De nada adianta cuidar dos cabelos, fazer uma bela maquiagem e esquecer de cuidar da pele. Os cuidados com a pele são necessários não somente por ela ser nosso cartão de visitas, mas também por ser responsável por várias funções do corpo como a regulação da temperatura, barreira contra infecções e bactérias. E para que sua pele fique sempre radiante, evite alguns erros! Selecionei aqui os cinco erros mais comuns:

Banho muito quente!



Tomar um banho quentinho, principalmente no inverno é irrestível, só que devemos tomar cuidado com a temperatura e frequência desses banhos. A pele possui uma camada natural de proteção formada por água e gordura e o banho quente retira essa camada. E o resultado em peles secas é irritação, coceira, vermelhidão, aumentando ainda mais o ressecamento. Em peles oleosas, o organismo percebe a falta de óleo e as glândulas sebáceas produzem ainda mais, para compensar.

Falta de protetor solar:


Engana-se quem pensa que em dias nublados, sem sol ou chuvosos a pele não necessita de proteção. Até nos dias que sol não aparece, os raios UVA e UVB continuam agindo e podem causar danos (em alguns casos irreversíveis) à pele como: vermelhidão, manchas, sardas, flacidez, envelhecimento precoce, e até o câncer de pele. E para prevenir tais problemas é essencial o uso do protetor solar todos os dias! No dia-a-dia o fator de proteção 15 é suficiente, mas caso você vá passar muito tempo exposto ao sol, como na praia ou piscina, o fator deve subir para 20 ou até mais, dependendo do seu tom de pele. Para peles oleosas o mercado disponibiliza produtos livres de óleo (oil free).

Usar qualquer produto:



Cada tipo de pele possui características próprias, e isso deve ser respeitado. É muito importante saber escolher o produto certo para seu tipo de pele e problema. Achamos que não, mas escolher o produto errado pode provocar um resultado desastroso. Se sua pele é seca recomenda-se o uso de produtos um pouco mais hidratantes, já as pessoas de pele oleosa devem obtar por produtos livres de óleo, e usar um esfoliante, no mínimo uma vez por semana. Devemos nos atentar também para a idade! Cada faixa etária requer um cuidado específico.

Dormir de maquiagem:




Dormir com maquiagem, eu considero um dos maiores crimes! A make pode fechar os poros, provocar espinhas e envelhecimento. É normal bater aquela preguicinha de tirar a maquiagem depois daquela festa cansativa, mas esses minutinhos podem ser essenciais para uma pele saudável. Os lenços umedecidos são aliados nessas horas, mas cuidado! Tem que ser um lenço específico para retirar a maquiagem, não vá usar lencinhos de bebê! E o cuidado não para por aí, depois de tirar a maquiagem é importante lavar o rosto, porque se não lavar, a maquiagem não sai completamente e ainda ficam no rosto as substâncias do demaquilante que você utilizou. Então lave bem o rosto, seque com uma toalha limpa, hidrate a pele e acorde com uma pele saudável e linda.


Espremer espinhas:




Nada mais chato do que aquela espinha enorme no rosto, principalmete quando temos um compromisso importante como uma festa, uma entrevista de emprego, formatura. A primeira reação que temos é querer espremer pra ficar livre dela, errado! O nosso corpo possui bactérias, principalmente as unhas, quando você espreme espinhas as bactérias podem começar a agir e piorar a situação, e além disso ainda pode deixar manchas e cicatrizes. Então o melhor a fazer é assumir sua espinha, cuidar dela com um produto específico (pomada, loção secativa) e esperar que ela desapareça. Na hora da maquiagem tente escondê-la, mas não entupa a espinha de produto, isso pode provocar infecções.


Vale lembrar que independente do tipo de pele, uma rotina de cuidados básicos fará toda diferença. Lavar, tonificar e hidratar é sempre fundamental!


                                                                                                                     Josi Lima
3 comentários

Postagens mais visitadas